Validação de Disciplinas

Procedimento para Validação de Disciplinas

Como funciona o processo de validação de disciplinas CURSADAS NA UFSC, quando ingresso em novo curso?

É preciso que o discente abra um processo no DAE – Departamento de Administração Escolar solicitando a validação das disciplinas com os seguintes documentos: (1) Formulário de Validação de Disciplinas DA UFSC devidamente preenchido, indicando a(s) disciplina(s) a(s) qual(is) requer a validação – processos sem a devida discriminação das disciplinas serão devolvidos ao DAE; (2) Histórico Escolar, assinado e carimbado, contendo as disciplinas a serem validadas. Feito isso, o discente receberá o número de seu protocolo, que o permitirá acompanhar a tramitação de seu processo.

Como validar as disciplinas cursadas em OUTRA instituição de ensino?

Da mesma forma, é preciso abrir um processo para este fim. Assim, dirija-se ao DAE – Departamento de Administração Escolar apresentando os seguintes documentos: (1) Formulário de Validação de Disciplinas EXTERNAS À UFSC devidamente preenchido, indicando a(s) disciplina(s) da UFSC a(s) qual(is) requer a validação, apontando as disciplinas equivalentes da Instituição de Origem – processos sem a devida discriminação das disciplinas serão devolvidos ao DAE; (2) Histórico Escolar assinado e carimbado pela instituição de ensino de origem, contendo as disciplinas a serem validadas (trazer original e cópia para autenticação); (3) programas das disciplinas cursadas, com carga horária, assinados e carimbados pela instituição de ensino de origem. Feito isso, o discente receberá o número de seu protocolo, que o permitirá acompanhar a tramitação de seu processo.

O que  é necessário para a validação da disciplina “Atividades Complementares”?

No primeiro mês do semestre em que integralizará o curso, o aluno deverá protocolar junto ao Departamento de Administração Escolar (DAE) da UFSC, requerimento, ao Coordenador dos Cursos de Educação Física, de validação da disciplina DEF 5899 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais, juntando ao processo os documentos comprobatórios das atividades complementares. O DAE encaminhará o processo ao Coordenador dos Cursos de Graduação em Educação Física. Para isso, dirija-se ao  DAE – Departamento de Administração Escolar solicitando a validação de disciplina com os seguintes documentos: (1) Formulário de Validação de Disciplinas devidamente preenchido, indicando a disciplina DEF5899 – processos sem a devida discriminação da disciplina serão devolvidos ao DAE; (2) Documentos comprobatórios das atividades realizadas, que deverão conter o nome do discente, a atividade desempenhada e sua carga horária. As atividades consideradas para este efeito e a regulamentação geral estão discriminadas na Portaria de Atividades Complementares. Feito isso, o discente receberá o número de seu protocolo, que o permitirá acompanhar a tramitação de seu processo.

Qual o trâmite do processo da validação?

O processo é encaminhado pelo DAE à Coordenação de seu curso e encaminhada para os professores responsáveis pelas respectivas disciplinas a serem validadas. O professor avaliará as disciplinas cursadas e as comparará com as disciplinas do curso requeridas, considerando carga horária e conteúdo. Caso haja disciplinas de vários departamentos a serem validadas, o processo é encaminhado a cada um dos departamentos para apreciação e retorna à Coordenação para os registros no sistema, e, ao final retorna ao DAE para arquivo. O requerente que queira acompanhar a tramitação de seu pedido, deve acessar a página de consulta de processos da UFSC e digitar o número de seu processo.