Currículo e Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico

Fluxo Bacharelado

Fluxo do currículo de Educação Física - Bacharelado

O Currículo do Curso é a carta de navegação do estudante da graduação no mar de disciplinas que deverá atravessar até sua formação. Questões como: divisão de disciplinas por fase; pré-requisito das disciplinas; quantidade de créditos e horas aula mínimas e máximas semanais e muitas outras estão presentes neste documento importantíssimo. É indispensável que o estudante se oriente neste documento para realização de suas matrículas semestrais no CAGR e planejamento escolar.

Para facilitar a compreensão do Controle Curricular estamos disponibilizando o Fluxo do Curso.

O Projeto Pedagógico é o documento de cunho mais qualitativo que fundamenta a existência do curso. Ele dá o contorno dos elementos mais sensíveis do curso e inspira a formulação do Currículo do Curso.

– Nota sobre disciplinas Eletivas e Optativas:

• Disciplinas Eletivas são todas aquelas dispostas nas páginas 05 e 06 do Currículo do Curso.
  • Disciplinas Optativas são quaisquer disciplinas da universidade que não sejam Obrigatórias. Por exemplo: disciplinas EFC e disciplinas de outros cursos que não façam parte do currículo do curso.

É preciso que o/a estudante cumpra, no mínimo, 08 créditos em disciplinas Eletivas e 04 créditos em disciplinas Optativas.

04 créditos = disciplina de 72 horas aula;

Sendo assim, o/a estudante necessita cursar, por exemplo, 02 disciplinas Eletivas de 04 créditos (72h/a) cada, totalizando os 08 créditos (144h/a); e, por exemplo, 01 disciplina Optativa de 04 créditos (72h/a). Há que se ter bastante consciência sobre o número de créditos!, pois há casos em que o/a estudante cursa uma disciplina de 03 créditos e fica devendo 01 crédito!

Observação importante! -> caso o/a estudante cumpra 12 créditos em disciplinas Eletivas, os 04 créditos excedentes são computados computados como disciplina Optativa. MAS FIQUE ATENTO/A: o mesmo não acontece se o estudante cumprir créditos excedentes em disciplinas Optativas. Dito de outra forma: créditos excedentes em disciplinas Eletivas são computados como disciplinas Optativas; créditos excedentes em disciplinas Optativas NÃO são computados como disciplinas Eletivas.

Caso tenha alguma dúvida sobre o tome, nos procure: edfisica@contato.ufsc.br