Matrículas – Renovação via CAGR
Acesso ao CAGR
A partir da 2ª fase do curso, a cada novo semestre, é de responsabilidade do graduando a renovação de sua matrícula, podendo ser feita em duas etapas diferentes. Cada uma tem seu período determinado no Calendário Acadêmico de cada ano. Portanto, fique atento aos prazos!
IMPORTANTE! – O/A estudante só estará efetivamente matriculado/a na disciplina se o procedimento for realizado e confirmado pelo CAGR!
Observação: se você é CALOURO, ignore esse guia. Conforme explicado no ato da matrícula, as disciplinas de 1ª fase são automaticamente matriculadas pelo sistema.
Para realização da renovação da matrícula dos veteranos e dos ingressantes por retorno e transferência, é necessário:
- Ter acesso ao CAGR Aluno;
- Ter em mãos o Currículo do Curso (Bacharelado ou Licenciatura) para verificação dos pré-requisitos e outras peculiaridades, bem como o quadro de horário das disciplinas no semestre – ambos servirão de bússola para o planejamento do discente, uma vez que a matrícula só será efetivada com ausência de choque de horários e obediência aos pré-requisitos.
- Tanto os discentes do Bacharelado como da Licenciatura, deverão obedecer ao limite mínimo de 12 e máximo de 25 créditos em disciplinas.
A renovação obedece ao seguinte roteiro:
- 1ª Etapa de Matrícula Online, via CAGR Aluno;
- Resultado da 1ª Etapa de Matrícula;
- 2ª Etapa de Matrícula – “Ajuste” Online, via CAGR Aluno;
- Resultado da 2ª Etapa de Matrícula – “Ajuste” Online;
Para verificar o resultado da matrícula, consulte SOMENTE o Espelho de Matrícula no CAGR Aluno – único documento valido para tal finalidade. Ou seja: o estudante só estará devidamente matriculado se esta informação estiver em seu Espelho de Matrícula! O espelho é dividido em três itens:
- Pedidos: onde se encontram as disciplinas solicitadas;
- Consistências: onde, por ventura, se encontram os motivos pelos quais as solicitações não foram atendidas;
- Resultados: onde se encontram as disciplina efetivamente deferidas.
Informações adicionais e indispensáveis:
- Poderão ocorrer matrículas compulsórias quando a turma em que o acadêmico solicitou a matrícula estiver lotada. Quando isso ocorre, o sistema procura encaixar a matrícula do aluno na mesma disciplina, porém em outra turma com vaga disponível;
- O discente que solicita determinada disciplina na 1ª etapa, mas não obtém sucesso, deverá repetir a solicitação na 2ª etapa, uma vez que existe a possibilidade sucesso, devido fatores diversos. A fim de visualizar o quadro de vagas e sua atualização, orientamos os discentes a acompanharem o Cadastro de Turmas.
- Existe ainda o período de Ajuste Excepcionalíssimo de Matrícula, em que o discente pode requerer junto à coordenadoria a inclusão e/ou exclusão de disciplinas. É importante frisar que, devido seu caráter excepcional, esta matrícula obedece a pré-requisitos estipulados pela Coordenadoria – como ter solicitado matrícula nas duas etapas anteriores. Ademais, a inclusão em disciplinas continua obedecendo aos critérios das primeiras etapas, como os pré-requisitos, ausência de choque de horário e a existência de vaga na disciplina. Assim como na 2ª etapa, orientamos os discentes a acompanharem o Cadastro de Turmas, a fim de evitar que requeira matrícula em uma disciplina que não haja vaga e, consequentemente, tenha seu pedido anulado.