Validação de Disciplinas – Alteração de procedimento

17/09/2020 11:23

 

Seguindo as orientações do Departamento de Administração Escolar (DAE), informamos o novo fluxo do procedimento referente à validação de disciplinas:

1) O/A estudante deverá preencher e assinar o Formulário de Validação de Disciplinas disponível na página do DAE em Orientações > Validação de Disciplinas > Área do Aluno (pode ser impresso e assinado manualmente, ou assinado digitalmente pelo assina ufsc online). Para o envio deverá ser utilizado o e-mail que o/a estudante possui cadastrado no cagr;

2) Preenchido o Formulário, o/a estudante deverá enviá-lo por e-mail à Coordenadoria (edfisica@contato.ufsc.br), juntamente com o restante da documentação necessária: histórico escolar; programa das disciplinas (quando cursadas fora da UFSC/em outro Centro); ou certificados/documentos referentes a atividades complementares. Os documentos originais que serão digitalizados devem estar carimbados/assinados pela instituição de origem ou conter autenticação digital, devendo ser enviados nos seguintes formatos: PDF (preferencialmente), JPEG, JPG ou GIF;

3) Se o/a estudante já tiver fornecido tais documentos (histórico, programas de disciplinas) à UFSC, em momento anterior (Validação de disciplinas, Transferência Interna, Transferência Externa, entre outros), deverá encaminhar igualmente o formulário preenchido e assinado a esta coordenadoria e descrever sua situação no corpo do e-mail. Assim poderemos verificar com o SEDOC/DAE a existência dessa documentação em processo já arquivado;

4) De posse de toda a documentação necessária, a Coordenadoria abrirá um processo digital e realizará as tramitações* para as análises necessárias. Quando o processo for aberto, a Coordenadoria encaminhará e-mail informando o número do processo digital correspondente;

5) Finalizada a análise da solicitação, a coordenadoria enviará e-mail comunicando à/ao estudante.

 

 

*Qual o trâmite do processo da validação?

Após a abertura do processo, a Coordenadoria do curso o encaminha para os departamentos responsáveis pelas disciplinas a serem validadas, e estes, por sua vez, o direcionam aos/às docentes que realizarão a análise. Cada professor(a) responsável avaliará as disciplinas cursadas e as comparará com as disciplinas do curso requeridas, considerando carga horária e conteúdo. Ao final, o processo retorna à Coordenadoria para os registros no sistema e, posteriormente, é enviado ao DAE para arquivo. O requerente que queira acompanhar a tramitação de seu pedido, deve acessar a  página de consulta de processos da UFSC e digitar o número de seu processo.